Como a saúde mental afeta a sua pele e cabelos

Como a saúde mental afeta a sua pele e cabelos

Você sabia que o estresse e a ansiedade podem afetar a sua pele e o seu cabelo? Entenda qual é a relação entre a saúde mental e a sua beleza

Como anda a sua saúde mental? Esse pilar fundamental para o seu bem-estar não afeta somente as suas relações ou o seu trabalho, mas também a sua saúde física e a sua beleza. Quem explica mais sobre o assunto é a expert e dermatologista Gabrielle Mendonça. Confira:

Afinal, o que é psicodermatologia?

A psicodermatologia é um termo que vem ganhando popularidade na web. De acordo com Dra. Gabrielle, ele representa a relação dos fatores orgânicos e emocionais.

“A pele e a mente, por exemplo, estão diretamente associadas, as doenças de pele podem afetar o lado emocional bem como o contrário também pode acontecer”, diz.

Como a saúde mental afeta a pele e o cabelo

A pele é o primeiro meio de contato do nosso corpo com o mundo externo, além de um importante meio de manifestação de conflitos. Diversas questões emocionais como a ansiedade, estresse, tristeza e angústia podem se manifestar através de alguns quadros como dermatites, psoríase e vitiligo, por exemplo.

Segundo a expert, isso ocorre porque a pele e o sistema nervoso têm a mesma origem embrionária, assim, muitas doenças psicossomáticas são visíveis na epiderme.

Já quando o assunto é cabelo, a principal relação entre as questões emocionais e a queda capilar se deve ao estresse oxidativo provocado pelas mudanças de humor.

“O estresse aumenta a inflamação e a liberação de uma série de hormônios, como o cortisol, adrenalina e derivados, que interferem em receptores e neurotransmissores em diversas regiões do corpo. Se ficamos envergonhados ou emocionados, nossa pele exprime essas emoções através da ruborização e dos arrepios, por exemplo”, explica a dermatologista.

Equilíbrio é tudo

Ao notar alterações dermatológicas e na sua saúde mental, é importante iniciar um acompanhamento médico com dermatologistas e psicólogos, para que assim eles deem um diagnóstico assertivo e indiquem o melhor tratamento para o seu caso.

Além disso, Dra. Gabrielle deixa algumas dicas para que você possa equilibrar as questões dermatológicas e psicológicas. São elas:

Mantenha uma alimentação balanceada

Alimente-se na frequência adequada para o seu gasto calórico, dando preferência para alimentos naturais e saudáveis como frutas, legumes, verduras e oleaginosas. Gosta de um chocolatinho? Tá liberado!

“O chocolate contém uma substância chamada feniletilamina, que estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer e calma, associada ao sentimento de felicidade. Também é importante dar preferência para opções com mais cacau na composição e tomar cuidado para não exagerar”, orienta a expert.

Atividades físicas são essenciais

Praticar atividades físicas regularmente ajuda no controle hormonal, reduz o estresse e a ansiedade e ainda colabora para uma boa noite de sono.

Invista nos cuidados pessoais

Uma rotina de cuidados, tanto com a pele quanto com os cabelos, é aliada para amenizar os quadros causados por questões psicológicas. Em alguns casos podem ser indicados suplementos vitamínicos ou medicamentos.

Fonte: www.belezanaweb.com.br

Compartilhar :

Deixe um comentário